Esse tempinho chuvoso e friozinho me inspirou a colocar o avental e colocar literalmente a mão na massa. Saindo do forno o bolo preferido do meu amor, de fubá com goiabada.
Para quem se inspirar segue aí a receitinha:
Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher cheia de fermento em pó
- 1 xícara de goiabada cortada em cubos
Bater na batedeira os ovos e o açúcar até formar um creme bem clarinho. Depois vá acrescentando o leite, o óleo, fubá e a farinha de trigo aos poucos. Por último acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente. Despejar em uma forma untada (óleo e farinha) e distribuir sobre a massa a goiabada em cubos passada na farinha de trigo (pois assim ela não afunda tanto). Levar ao forno pré-aquecido a aproximadamente 180ºC.
DICA: Como eu estou numa fase em que não estou podendo comer nada com leite, substitui o leite de vaca por leite de coco, na verdade coloquei 1/2 xícara de leite de coco e a completei com água, por que se colocar uma xícara inteira de leite de coco a massa pode ficar pesada.
Até pão eu fiz!!! E não é de máquina não (nada contra, tenho também e adoro), mas esse aí é aquele bem artesanal de amassar e tudo. O bom desta receita é que não é preciso cilindrar, e fica muito bom, bem leve!
Receita:
Ingredientes:
- 2 kg de farinha de trigo
- 3 copos de água morna
- 1 colher (sopa) de sal
- 4 colheres de açúcar
- 50 gramas de fermento biológico (eu usei 4 tabletes)
- 2 colheres de margarina
- 1 copo médio de óleo
- 2 ovos (batidos)
Colocar em uma bacia (grande, por que rende bastante) a água morna, o sal, o açúcar e o fermento, mexer até dissolver. Acrescentar a margarina, o óleo e os ovos batidos. Misture bem e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo até dar o ponto.
Deixar a massa descansar na bacia coberta (quanto mais quentinho melhor) por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu gosto de deixar bastante tempo).
Colocar a massa em uma mesa untada com farinha, cortar em pedaços e enrolar os pães. Depois, colocar em uma forma untada com farinha, esperar por alguns minutos (colocar uma bolinha de massa em um copo com água e esperar até que a bolinha suba) e então colocar para assar por 30 minutos ou até dourar.
DICA: Pra quem está fugindo do leite de vaca como eu, pode substituir a margarina tradicional pela margarina Becel que fica ótimo.
Hummmm!!! Só faltou o cafezinho para acompanhar!!!
Um comentário:
Olá amiga,
Minha nossa, a Alice está te fazendo super bem hein! Até pão!!!!! heheheheh
Que delícia, tô com água na boca.
É o amorrrrrrrrrr.....
Bj.
Postar um comentário