sexta-feira, 30 de março de 2012

Bolinho de cenoura!

Mais uma receitinha boa, bolo de cenoura com calda de chocolate. Quase sempre que faço bolo de cenoura não dá nem tempo de fazer a calda por que o bolo acaba antes...rs Mas desta vez me determinei e fiz a calda para cobertura com a receita da minha irmã. Deu super certo, bom mesmo!!!
Receita do bolo: 
  • 1 xícara de óleo
  • 4 ovos
  • 3 cenouras médias
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 2 xícaras de farinha
  • 1 colher de fermento em pó 
Modo de preparo:
Bater o óleo, as gemas e as cenouras (cortadas em rodelinhas para facilitar) no liquidificador até formar um creme. Bater as claras em neve e reservar (a dica aqui, que minha mãe me ensinou é colocar nas claras uma pitadinha de sal para bater melhor). Retirar a mistura do liquidificador e passar para a batedeira (às vezes faço à mão mesmo) e acrescentar o açúcar e a farinha aos poucos (sempre peneiro a farinha). Por último acrescentar a esta mistura as claras em neve e mexer delicadamente e depois acrescentar o fermento em pó.

Calda de chocolate:
1 xícara de achocolatado em pó
1/2 xícara de açúcar
1 1/2 colher de margarina
5 colheres de água
Misturar todos os ingredientes e apurar em fogo médio.

Essa calda foi a primeira vez que fiz, e fica muito boa! Assim que esfria ela forma uma casquinha. E mais uma vez pra quem estiver fugindo do leite de vaca como eu, usar o Nescau que não tem leite em sua composição (o Toddy, que eu adoro por sinal, tem leite na composição).

Olha só que gostoso!!!!!!!!! A calda entra no bolo, fica melhor ainda!!!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Para as minhas agulhas de tricô!

Sabe aquela lata de batatas que a gente quase morre de comer quando vai pro Paraguai. Eu tinha uma aqui em casa e ficava com dó de me desfazer dela por que sempre achava que poderia transformá-la em algo útil. Quando vi minhas agulhas de tricô todas jogadas no cestinho das lãs que guardo, pensei, ideal!!!
Daí foi só escolher um tecidinho, cola branca e pincel (para espalhar a cola) e umas fitinhas para fazer um charme. O resultado foi este da foto aí acima. Se você tiver uma latinha dessas e quiser reformar, entre logo em ação, é bem fácil mesmo.
 
Primeiro de tudo lixei a lata para que o tecido pudesse aderir bem.
 
Depois fui aos poucos espalhando a cola com o pincel na lata e colando o tecido (tem que passar parte por parte, por que se espalhar a cola em todo o pote de uma vez ela seca)
 
Eis o resultado! Algumas fitinhas para enfeitar e minhas agulhas não ficam mais tortas e jogadas por aí.

terça-feira, 27 de março de 2012

Tempinho bom!!!

Esse tempinho chuvoso e friozinho me inspirou a colocar o avental e colocar literalmente a mão na massa. Saindo do forno o bolo preferido do meu amor, de fubá com goiabada.

Para quem se inspirar segue aí a receitinha:
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de fubá 
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher cheia de fermento em pó
  • 1 xícara de goiabada cortada em cubos
 Modo de preparo:
Bater na batedeira os ovos e o açúcar até formar um creme bem clarinho. Depois vá acrescentando o leite, o óleo, fubá e a farinha de trigo aos poucos. Por último acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente. Despejar em uma forma untada (óleo e farinha) e distribuir sobre a massa a goiabada em cubos passada na farinha de trigo (pois assim ela não afunda tanto). Levar ao forno pré-aquecido a aproximadamente 180ºC.

DICA: Como eu estou numa fase em que não estou podendo comer nada com leite, substitui o leite de vaca por leite de coco, na verdade coloquei 1/2 xícara de leite de coco e a completei com água, por que se colocar uma xícara inteira de leite de coco a massa pode ficar pesada.

 Até pão eu fiz!!! E não é de máquina não (nada contra, tenho também e adoro), mas esse aí é aquele bem artesanal de amassar e tudo. O bom desta receita é que não é preciso cilindrar, e fica muito bom, bem leve!
Receita:
Ingredientes:
  • 2 kg de farinha de trigo
  • 3 copos de água morna
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 4 colheres de açúcar
  • 50 gramas de fermento biológico (eu usei 4 tabletes)
  • 2 colheres de margarina
  • 1 copo médio de óleo
  • 2 ovos (batidos)
Modo de preparo:
Colocar em uma bacia (grande, por que rende bastante) a água morna, o sal, o açúcar e o fermento, mexer até dissolver. Acrescentar a margarina, o óleo e os ovos batidos. Misture bem e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo até dar o ponto.
Deixar a massa descansar na bacia coberta (quanto mais quentinho melhor) por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu gosto de deixar bastante tempo).
Colocar a massa em uma mesa untada com farinha, cortar em pedaços e enrolar os pães. Depois, colocar em uma forma untada com farinha, esperar por alguns minutos (colocar uma bolinha de massa em um copo com água e esperar até que a bolinha suba) e então colocar para assar por 30 minutos ou até dourar.

DICA: Pra quem está fugindo do leite de vaca como eu, pode substituir a margarina tradicional pela margarina Becel que fica ótimo.


Hummmm!!! Só faltou o cafezinho para acompanhar!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Caderninhos!





Estes caderninhos são uma delícia de fazer. Não vejo a hora de começar confeccionar os da minha filhota, faltam alguns aninhos ainda pra ela ir para a escola, mas já dá pra ir pensando nos modelinhos...rs.

Novo porta lápis


Essa caixinha estava aqui em casa dando sopa... era um porta lápis que a gente usava no escritório mas já estava bem velhinho. Aproveitei para dar uma repaginada com este tecidinho floral que eu amo. Detalhe para a florzinha!

Saquinhos multiuso!!!


Estes saquinhos foram costurados com muito carinho para as queridas meninas da família. Podem guardar desde pequenos objetos como jóias, bijus até lingerie. Lindinhos!!!